Games para Gamers ou não

JoyToKey – Joystick no PC para qualquer jogo

Cezar ComZ Em dezembro - 10 - 2010

O PC é inegavelmente a mais poderosa e versátil plataforma para jogos, e também a de maior base instalada, e como tal, tem a maior quantidade de acessórios e periféricos, isso sem falar na infinita lista de games, infinita por que é a base de desenvolvimento de tudo o que é jogável, e como tal, nele se pode rodar quase tudo, desde emuladores e jogos antigos, jogos recentes de plataformas diversas como flash game e outros, e obviamente os mais modernos jogos para a própria plataforma PC obviamente, lembrando que não só no sistema Windows, mais também no Mac e no Linux.

Os fatos acima citados são os motivos pelos quais o mundo dos jogos nunca vai abandonar essa plataforma, porém, a plataforma tem seus fatores complicadores, tanta maleabilidade de configurações diferentes, faz com que o PC perca bastante para os consoles de mesa e portáteis, já que nesses é só por o jogo e apertar o play, no PC a coisa não é tão simples, pois principalmente aqui no terceiro mundo, dificilmente se compra um computador com o único objetivo de ser uma plataforma de jogos, por isso a grande maioria são multitarefa e o lado game esta em segundo plano, e por isso o teclado e o mouse são o joystick padrão, e por conta disso os estilos que dominam são: o FPS, RTS, RPG e o MMORPG, pois são jogos nos quais o teclado e o mouse são insuperáveis.

Joystick Microsoft xbox 360/PC

Mais é na hora de jogar os demais estilos que o problema da grande maioria dos gamers de PC começa, sejam eles antigos ou novos, Casuais ou Hardcore, no primeiro instante se percebe que o teclado e o mouse tem o efeito inverso do que deveria ter um Joystick, ai é que muitos desistem ou simplesmente desconhecem a solução para esse problema, os que percebem a falta de um acessório adequado para o jogo, muitas vezes acabam procurando uma loja qualquer e comprando um joystick qualquer, por vezes o mais barato ou o mais espalhafatoso, a exemplo de um conhecido meu que comprou um Joystick Samurai demoníaco, que deve estar entre as coisas mais desconfortáveis do mundo, ou um outro que comprou um joystick de 20 ou 30 reais que nem se quer era compatível com o PC dele e depois de muito penar não aguentou um mês se quer.

Para resolver esse pequeno empecilho que estraga a imersão no game, e por consequência a experiência, em primeiro lugar vamos com a galera que tem o PC como única plataforma, ou seja, não tem joystick em casa, o joystick hoje considerado como padrão dos “Games For Windows” é o modelo que também é o padrão do Xbox 360, que tem dois tipos de alimentação, um com cabo e outro sem, possui conexão USB, minha recomendação para todos que querem ter um equipamento seguro simples, preciso, e o melhor de tudo resistente e 100% compatível com os jogos recentes. O grande diferencial desse modelo é o fato de além de ter os direcionais digitais e analógicos, ele possui dois gatilhos analógicos na parte de traz que funcionam muito bem como aceleradores.

Agora para aqueles que tem um Playstation em casa, podem compra um adaptador para joystick de Playstation e usar seus controles também no PC, já eles também são ótimos.

Adaptador de controles do Playstation para PC

Até aqui tudo bem, agora vamos falar de compatibilidade, pois se com jogos novos isso não é um grande problema, nos mais antigos é. Emuladores, jogos independentes e os desenvolvidos em Flash, que geralmente só dão suporte ao teclado, não tendo nem se quer uma opção de configurar os botões.

E como no PC sempre temos um software que resolve, o que vou apresentar é o JoyToKey, que basicamente faz com que o joystick, seja ele qual for, substitua a função de qualquer botão pela função de qualquer tecla de seu teclado ou mouse, possibilitando assim o uso do joystick em qualquer jogo do seu Computador, e também a possibilidade de configurar vários controles.

Link para download do programa.

Abaixo você pode acompanhar o tutorial do programa.

1 – Após baixar o programa, descompacte em uma pasta de sua preferência, lembre q ele não é instalável, por isso a pasta que você escolher será a pasta definitiva.

Obs.: eu aconselho criar um atalho para acessá-lo de forma mais prática.

2 – Execute o programa, e lembre que sempre que você quiser jogar usando ele, você deve abri-lo antes do jogo e apertar o minimizar, ele vai ficar ali no menu do relógio.

3 – Com o programa aberto logo abaixo a esquerda aperte em “Create”, e na janela que abrirá digite o nome do jogo para o qual será criado a configuração e clique em “OK”.

4 – Agora que foi criado o arquivo para salvar as configurações do jogo, observe que ao lado do nome do jogo temos o botão “Joystick 1” marcado e logo abaixo temos uma coluna com o nome “Button” que se refere aos botões do joystick, e logo ao lado uma outra coluna com o nome “Keyboard” que se refere ao botão do teclado que será ativado ao apertar o botão, temos duas opções básicas para configurar os botões:

4-1 – A primeira é através do botão “Auto Setting Wizard”, quando clicamos nele abre uma janela indicando a referencia do joystick, é só apertar o botão do teclado que será ativado, e ele passa para o próximo, e assim por diante.

4-2 – o segundo modo também é bem simples, basta dar um duplo clique na coluna onde se encontra a referência do botão do joystick, e na tela que abrirá, apertar a tecla que terá essa função, e em seguida apertar o botão “OK”, e repetir essa operação para todas as teclas que precisar.

Após configurar é só apertar em minimizar e jogar.

Obs.: Para facilitar o processo, vá ao “Painel de Controle” e localize o gerenciador de “Hardware e Som” e lá “Controladores de Jogo”, nele você pode ver o número atribuído a cada botão do seu controle, e facilitar a configuração. No Windows 7 vá em “dispositivos e Impressoras”.

Lembrando que esse software pode ser usado para configurar qualquer Joystick, seja uma guitarra ou instrumento de qualquer jogo de ritmo, volantes e demais acessórios.

Categorias: Flash Game, MAC, Matérias, PC, Programas, Top

2 Responses até agora.

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by julio cezar siqueira, ComZgames. ComZgames said: JoyToKey – Joystick no PC para qualquer jogo http://bit.ly/hwyYzu [...]

  2. indy disse:

    Obrigada pelas informações sobre o Joy2Key, me ajudou bastante =)

Deixe uma Resposta


ComZ TV
Twitter
Facebook