Você está aqui
Principal > PC > Demos > Xilo, Brasileiro de Raiz!

Xilo, Brasileiro de Raiz!

É muito empolgante viver esse momento dos games no Brasil. Esse momento, onde vários jogos são desenvolvidos nacionalmente com grande qualidade e as grandes produtoras internacionais começam a prestar atenção no mercado brasileiro, trazendo títulos dublados ou ao menos com legendas em português brasileiro, eu não esperava nada diferente do que vi com Xilo.

Com a tecnologia sendo difundida e o alcance dos games tendo aumentado muito com a popularização dos portáteis, tablets e celulares com maior capacidade de processamento e gráfica, além, claro, do entendimento dos games enquanto indústria multifacetada, acabando gradativamente com a ideia dos jogos só para crianças, não ia tardar para presenciarmos uma mudança muito mais importante para o cenário nacional: uma mudança de linguagem e motivação.

Xilo é um jogo de aventura em 2D, no estilo Limbo e Braid, que apela não só para a linguagem gráfica nordestina do cordel, mas também para a motivação da folclórica brasileira, visto os conceitos abordados nele.

O projeto foi desenvolvido por estudantes da UFPE e FACISA, e vai ser apresentado no próximo SB Games, um dos maiores eventos acadêmicos de games da América Latina.

Na minha opinião pessoal, Xilo é um pontapé inicial para que os jogos passem a explorar de forma mais elaborada o rico cenário brasileiro e latino. Não vou me surpreender se ver, daqui a um tempo, jogos FPS sobre cangaceiros contra a volante e RTS que explorem o Brasil colônia.

De qualquer forma, toda a equipe de desenvolvimento do Xilo está de parabéns. Os gráficos são bem elaborados, a dinâmica de jogo parece muito boa e o enredo ainda melhor.

Pelo que entendi, Xilo ainda não está disponível para jogar, mas podemos ver o vídeo e esperar ansiosamente pelo seu lançamento beta ou final.

Thiago Carvalho
Visual Designer // Front-end Web Developer // Technology lover // Old School gamer // Music enthusiast.
http://www.thiagocarvalho.net
Top