Você está aqui
Principal > Matérias > Games da geração 4:3 em widescreen

Games da geração 4:3 em widescreen

Há bem pouco tempo, o padrão Widescreen era luxo apenas do cinema, e os games tinham que se contentar com o velho padrão 4:3, ou seja, quase um quadrado.

Com essa onda de Remakes (refazer utilizando ou não novos recursos e ou modificando o enredo e ou a direção) e Ports (portar, converter para outro sistema  ou plataforma) de jogos, da década de 1980, 1990 e 2000, nossa nem parece que viramos mais uma década, mais é isso mesmo, foi ai que começou a surgir um pequeno problema, o formato de tela.

Splinter Cell de 2003 rodando no original 4:3

E como sempre, é no PC onde o problema nasce e se soluciona primeiro, e com o formato de tela não foi diferente. Com a chegada dos primeiros monitores wide, os jogos, mesmo contemporâneos ao lançamento, começaram a sofrer por não terem sido pensados wide, e como tal, não davam suporte a esse formato, deixando duas colunas pretas de cada lado do monitor, tendo vários deles recebido upgrades para sanar esse problema.

O mesmo Splinter Cell de 2003 em widescreen 1920x1200

Mas como o padrão wide só veio ser adotado a bem pouco tempo, temos grandes jogos ainda sem suporte, mas como os Gamers de PC formam uma comunidade ativa e forte, os próprios desenvolveram softwares e sites para resolver esse pequeno probleminha, e possibilitar a todos o melhor aproveitamento de velhos e recentes clássicos, e fazendo com que velhos clássicos rodem em resoluções bem acima do que as modestas máquinas da época conseguiam, como a famigerada Full HD.

Eu como um Gamer das antigas, adoro revisitar os clássicos e correr atrás de jogos que eu acabei deixando passar, seja por não ter conseguido o game na época, ou por que a minha maquina não rodava.

Mais ai veio o motivo deste post, os novos gamers e os meus velhos amigos, que hoje já adultos sérios, com seus empregos, famílias, filho, cachorro, papagaio e periquito, em suma, os coroas, estão voltando a jogar, seja para acompanhar os filhos, ou porque só agora tem grana e liberdade para fazê-lo.

Então, sejam os novos, querendo conhecer os clássicos, os velhos querendo recuperar o tempo perdido, ou por pura nostalgia, o fato é que hoje o monitor padrão é widescreen, e um ótimo site para resolver esse problema de pôr os jogos 4:3 em wide é o WSGF ou widescreengamingforum.com, onde é só pôr o nome do jogo no box de pesquisa e ver como fazer.

Então já sabe né!? Se você ficou afim de jogar os clássicos quando viu as novas coletâneas HD de Splinter Cell e Tomb Raider, saiba que as versões de PC é que estão sendo portadas para o PS3 e Xbox 360, e como hoje qualquer micro e até os Notebooks rodam eles, é uma ótima pedida a versão de PC, e são baratíssimos hoje.

Top